Antes de chegar na criação do Papo de Arquiteto, eu pensei em contar pequena história.
Essa história tem como base os princípios e motivos que me fizeram criar o blog. Lembro bem que no começo eu passei muitas dificuldades na criação do blog, isso lá em 2009.
Em uma das aulas uma professora disse assim
– Apenas 5 de vocês vão entrar no mercado e serem bons profissionais.
Professora
Eu fiquei pensando: O QUÊ? Está de brincadeira?
Aquilo mexeu comigo, confesso que fiquei preocupado. Se realmente ela estiver dizendo a verdade.
Como eu faço para ser um dos 5?
Essa pergunta permeou minha mente.
Então pensei, vou criar algo que eu consiga me destacar mesmo sendo estudante. Entende?
Primeira coisa que fiz foi escolher o nome. Coloquei alguns na minha frente e escolhi aquele que mais fazia sentido naquele momento, mas eu confesso que qualquer um dos nomes que eu o escolhesse iria se tornar o que o blog é hoje.
O nome naquele momento não importava muito e não dá para saber se aquele ou esse nome iria ser melhor.
O que mais importava para mim era o objetivo, esse, sim, me colocou no prumo do que realmente queria. Tendo como objetivo principal era levar conhecimento de arquitetura para arquitetos e outras pessoas.
E para isso, precisei estudar ainda mais sobre arquitetura para poder ser reconhecido no mercado em até 5 anos (coloquei uma meta) e faturar com isso.
Mas por trás disso existe aquele lance dos 5…
Com a decisão do nome “Papo de Arquiteto”, o próximo passo era registrar ele na internet. Peguei e entrei no site de compra de domínio .COM e comprei… na época me custou uns 40 reais.
Depois tive que procurar um servidor para hospedagem desse domínio. Esse ao custo de 20 reais por mês.
Com 60 reais o passo inicial foi dado na criação do Papo de Arquiteto. Agora vamos para execução.
Montei o site do Papo de Arquiteto no WordPress pelo simples motivo de alto poder de customização e implementação.
Muitos arquitetos hoje não têm site. E está tudo bem. Não tem problema em não ter. Mas o nível de profundidade que um site tem em relação a um portfólio no Instagram é gigante.
Não estou desmerecendo a rede social, ela é excelente até um certo ponto, nós temos clientes que vieram do Instagram. Mas como todas as redes sociais: tem limitações. E é por esse motivo que levamos ele para ter uma experiência personalizada.
Imagina comigo um possível cliente chegando em você, e você tem como portifólio o Instagram, se o teu Instagram não estiver bem-posicionado, é capaz do cliente rolar o feed e cair em outro perfil e acabar contratando outra pessoa.
Se você direciona para o seu site, você tem o controle, não há interferências externas, entende o que eu quero dizer?
O Instagram funciona como uma vitrine apenas, mas a venda acontece em outro espaço.
Vamos colocar em prática?
PASSO A PASSO de como montei o Papo de Arquiteto
- Escolher um domínio web, registre em 3 pontos. Escolha o .COM o .COM.BR e o .ARQ.BR
- O .COM você registra na Hostinger.
- O .COM.BR e o ARQ.BR no Registro.BR
Importante:
Se você quer iniciar sua presença também nas redes sociais, certifique-se de que o nome escolhido está disponível não apenas como domínio, mas também nas plataformas de mídia digital. Não é nada legal quando você compra um domínio memorável e logo depois descobre que aquele nome (e todas as alternativas possíveis) já tem perfis associados a ele nas mídias sociais.
Para facilitar o processo, você pode usar o site: https://namechk.com/ para fazer a verificação em 30 domínios e em 90 redes sociais instantaneamente.
Adquirir uma hospedagem, eu recomendo a Hostinger que é onde estamos atualmente (alguns anos) por 3 motivos: Suporte | Qualidade do Serviço | Desempenho… Preço eu nem vou falar nada porque é uma merreca.
Em outro artigo aqui no site irei falar sobre os problemas que passei com as hospedagens anteriores a Hostinger.
Dentro da hostinger o site é instalado automaticamente, você só precisa clicar uns botões.
- Instalar o WordPress na sua hospedagem (domínio)
- Escolher um Thema (layout do site) você pode comprar um diretamente no Theme Forest.
- Customize e crie as seguintes páginas:
- Primeiras páginas:
- Home. A primeira página que seus visitantes veem quando entram no seu site. Uma boa homepage precisa de excelente velocidade, conteúdo e design para capturar a atenção do público logo de cara.
- Sobre. Mais informações sobre o seu site, especificando se ele é a página de uma empresa ou pessoal.
- Portfólio. Um portfólio é uma coleção dos melhores trabalhos de um profissional. Essa compilação de amostras de serviços ou produtos, projetos profissionais e outras conquistas, serve para exibir as habilidades e o estilo de trabalho da pessoa.
- Contato. Uma forma de visitantes entrarem em contato com os responsáveis pelo site para dúvidas, elogios ou críticas.
- Blog. O lugar onde você pode adicionar novo conteúdo ao site regularmente, mantendo-o atualizado.
- Página de produto ou serviço. Para você vender produtos e serviços separadamente, geralmente num ambiente de loja virtual.
Vale lembrar que comprando por um dos meus links você também me ajuda, apoiando meu trabalho, pois são links de associado Hostinger.